LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO PLATAFORMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O People.Net in Education é um espaço de discussão sobre o uso das Redes Sociais Aplicadas à Educação, envolvendo a socialização de experiências em Instituições de Ensino e Empresas , envolvendo a discussão dos processos de Ensino Aprendizagem fazendo uso das TIC´s.
O objetivos são:
- apresentar como as Instituições estão aplicando as Redes Sociais, apresentar papers e comunicações de forma a apresentar este grande universo de possibilidades educacionais e sociais.
- ressaltar que a questão das aplicações das Redes Sociais na Educação não é modismo, ou só restrita ao mundo virtual, mais que é uma questão para ser debatida na academia e com a participação importante do setor empresarial!
Data e Local:
Dia 01 de Junho de 2012 - Universidade Anhembi Morumbi - Vila Olímpia
PROGRAMAÇÃO
8h00 - 8h15 - Welcome Coffee.
8h15 - 8H30- Cerimônia de abertura.
8h30 - 9h00- Palestra: Redes Sociais
Digitais e suas Aplicações na Educação: Maria Lucia Santaella Braga + 30
minutos para perguntas
Resumo:
Maria Lucia Santaella Braga, do Departamento de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC, discorrerá sobre “Redes Sociais Digitais e suas conexões cognitivas”. Para a palestrante, compreender o conceito de redes é condição imprescindível para se dar conta das novas propriedades comunicacionais. Lucia Santaella é um nos nomes mais respeitados da atualidade, tem trinta livros publicados, dentre os quais cinco são em coautoria e dois de estudos críticos. Organizou também a edição de 11 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem perto de trezentos artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são comunicação, semiótica cognitiva e computacional, estéticas tecnológicas e filosofia e metodologia da ciência.
9h30 - 9h30 - Palestra: Os impactos da mobilidade em nossa vidas - Palestrante:
Alexandre Campos Silva + 30
minutos para perguntas
Resumo:
Alexandre Campos Silva, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, discorrerá sobre "Os impactos da mobilidade em nossas vidas". O palestrante é pesquisador das áreas de: Gestão de conhecimento em redes digitais; Sistemas cognitivos; Agentes inteligentes e Cultura digital; e-learning; Processos de Inovação tecnológica; Empreendedorismo tecnológico; Gestão de tecnologia e governança corporativa de Tecnologia da Informação; Modelos de qualidade aplicados a Tecnologia da Informação. Alexandre Campos Silva também é autor do Caudalonga´s Blog.
10h15 - 12h00 - Mesa Redonda - 02 palestrantes + 02 convidados para debaterem as questões levantadas.
12h00 as 13h00 - Intervalo para Almoço
13h00 às 16h00 - Comunicações Coordenadas e Individuais: Socializando Experiência, a saber:
GRUPO 01: Uso de redes sociais no ensino de
línguas
GRUPO 02 - Uso de redes sociais no fundamental I,
II e Ensino Médio
GRUPO 03 - Uso de redes sociais no ensino superior
GRUPO 04 - Uso de redes sociais nas empresas
GRUPO 05 - As ferramentas para o uso de em redes
sociais
GRUPO 06 - Comunicação livre: Temas abertos sobre
uso de redes sociais
16h00 - 16h30 - Palestra: Web 2.0 e Redes Sociais na Educação: Palestrante: João Mattar + 30 minutos para perguntas
Resumo:
João Mattar, é Pós-doutorado pela
Stanford University, onde foi visiting scholar de 1998 a 1999, discorrerá sobre
a Web 2.0 e as Redes Sociais na Educação. O palestrante é pesquisador de
EaD (Educação a Distância), produz material didático para diversas instituições
no Brasil e mantém o blog De Mattar, em que discute, dentre outras coisas, a
aplicação de tecnologias à educação. João Mattar pretende abordar em sua
palestra conceitos de Web 2.0 e Redes Sociais. Aprendizagem e Interação em
Ambientes Virtuais. Construtivismo e Conectivismo. Ferramentas, Interfaces e
Plataformas: Twitter, YouTube, Facebook, Games, Mundos Virtuais etc. Dos LMSs
aos PLEs
17h00 - 18h00 - Palestra de Encerramento: Palestra: Metodologia de ensino e aprendizagem - Como garantir foco, envolvimento, comprometimento e resultados de aprendizagem - Palestrante: Jose Armando Valente
Resumo:
Jose Armando Valente é livre docente pela
Unicamp, e possui mestrado e doutorado pelo Massachusetts Institute of
Technology (MIT), também é pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à
Educação (Nied) , e pesquisador colaborador do Programa de Pós-Graduação em
Educação: Currículo, da Puc-SP. O professor Valente discorrerá sobre as
Metodologias de ensino e aprendizagem, onde na ocasião abordará experiências
onde ocorreram envolvimento, comprometimento e resultados de Aprendizagem.
Valente é um dos grandes pesquisadores do Brasil interessados em entender como
a informática pode auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem.
http://www.onlineuniversities.com/blog/2010/05/100-inspiring-ways-to-use-social-media-in-the-classroom/
Agora, apenas para um saborear de possibilidades e ações, acesse os sites abaixo:
Interesse Publico
Comitê gestor da internet no brasil: http://www.cgi.br/
Concurso publico da rede federal de ensino: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=184
Site de direito: http://downloadjurisetjure.blogspot.com/
Portal do Softaware publico brasileiro : http://www.softwarepublico.gov.br/
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comprar/quem_pode_adquirir.mspx
Softwaregratuito para professores : http://www.oeducador.net/
Site de vídeo sobre ciências em ingles http://www.stumbleupon.com/su/2MZCGl/www.bachelorofscience.com/100-best-youtube-videos-for-science-teachers
Concurso publico da rede federal de ensino: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=184
Site de direito: http://downloadjurisetjure.blogspot.com/
Portal do Softaware publico brasileiro : http://www.softwarepublico.gov.br/
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/comprar/quem_pode_adquirir.mspx
Softwaregratuito para professores : http://www.oeducador.net/
Site de vídeo sobre ciências em ingles http://www.stumbleupon.com/su/2MZCGl/www.bachelorofscience.com/100-best-youtube-videos-for-science-teachers
Postado por
Heber Odahhyr
Nenhum comentário:
Postar um comentário