ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

3ª SEMANA DE EDUCAÇÃO - 2011








A 3ª Semana de Educação versará sobre o tema: "A Educação que Queremos".

Promovida pelo Vereador Professor Neivaldo e pelo Deputado Federal Gilmar Machado, ocorrerá nos dias 24  a 28 de Outubro de 2011 na Câmara Municipal de Uberlândia (Av. João Naves de Ávila, 1.617 - Santa Mônica). 



PROGRAMAÇÃO


DIA 24/10/2011
Tema: Desafios da luta em defesa de uma Escola de Qualidade
Expositor: Deputado Federal Gilmar Machado e Representante do MEC
Horário: 19h

DIA 25/10/2011
Tema: As possibilidades da Implantação da Lei 10.639/03
Expositor: Gilberto Neves e Representante da SEPPIR
Horário: 8h

DIA 26/10/2011
Tema: Educação para Transformação
Expositora: Professora Doutora Olenir Maria Mendes
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Participa dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional/GEPAE e do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares.
Horário: 19h

DIA 27/10/2011
Tema: Inclusão e Direitos Humanos
Expositora: Professora Doutora Gercina Santana Novais
Graduanda em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU e em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares. Tem experiência na Área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Social, atuando principalmente nos seguintes temas; Currículo e Educação Infantil; Formação Docente e Práticas Pedagógicas; Dificuldades de Aprendizagem; Inclusão Escolar; Educação Popular, Gênero e Educação; Gênero e Violência Intrafamiliar.
Horário: 8h

DIA 28/10/2011
Tema: Políticas Educacionais para a Primeira Infância: O Profissional da Educação Infantil em Foco.
Expositora: Professora Mestre Valéria Resende Teixeira
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Pesquisadora na Área de Educação Infantil.

Tema: A Importância da Educação Física na Educação Infantil
Expositor: Professor Mauro José de Souza
Horário: 8h



Vídeo de divulgação da 2ª Semana de Educação promovida pelo Vereador Professor Neivaldo e pelo Deputado Federal Gilmar Machado. As atividades ocorrerão entre 22 e 26 de Novembro de 2010 na Câmara Municipal.








Postado por
Prof. Heber Odahyr



TRIBUTO AO PROFESSOR


Estado de Minas, 17/10/2011 - Belo Horizonte MG

Tributo ao professor
Joísa de Abreu - Coordenadora pedagógica do Colégio Magnum Cidade Nova
É preciso reconhecer o mestre como agente de transformação da sociedade






A criança levanta pela manhã, veste seu uniforme, coloca a pasta cuidadosamente arrumada nas costas, carrega a tiracolo a merendeira preparada com carinho pela mãe e dirige-se à escola. O adolescente despenca da cama, ajeita o cabelo e a blusa do colégio, joga a mochila carregada de livros, cadernos e deveres de casa sobre os ombros e vai para a escola. O adulto, depois de um dia extenuante de trabalho, reúne os textos, as anotações e os livros, respira fundo e encara mais uma jornada, certamente prazerosa e sobretudo necessária, nos bancos da escola. Todos eles têm, em comum, a figura do professor diariamente presente em suas vidas. Independentemente da classe social, raça ou credo, sem considerar ganho mensal ou qualquer tipo de predileção, o cidadão tem garantido, constitucionalmente, o direito de acesso à educação de qualidade. Nos últimos 10 anos, a sociedade assistiu a um aumento do número de matrículas em cursos de Ensino Superior em instituições privadas de ensino, de estudantes pertencentes às classes menos favorecidas.

Todos têm um anseio: aprender. O professor é, em todas essas histórias, o protagonista. É o professor que se propõe, a despeito de toda a tecnologia que permite o acesso a bilhões de terabytes de informação, a desfazer o emaranhado de conceitos e de ideias pertencentes ao senso comum nas mentes de estudantes. É o professor que divide com uma turma repleta de pessoas de todos os tipos, suas crenças e convicções, certezas e, acima de tudo, incertezas, sobre o que passou e o que ainda está por vir. É o professor que se compraz em assistir, diariamente, ao momento mágico de insigth do aluno, instante em que o olho brilha, a dúvida se desfaz e a aprendizagem acontece. É o professor que tem o privilégio de ver nascer um conceito, uma ideia que faça sentido, que tenha significado para aquele que aprende. É o professor que tem a alegria de poder cativar diariamente crianças, jovens e adultos sedentos por conhecimento e, muitas vezes, carentes de modelos de conduta e retidão. O professor tem o dever de ensinar ao aluno que fazer perguntas é mais valioso do que saber respostas, pois são as perguntas que fazem o mundo evoluir.

Acima de tudo, o professor deve conscientizar-se da importância do seu papel de educador na formação de seres humanos. O professor tem uma vantagem ímpar: estar cercado, diariamente, de mentalidades absolutamente novas e arejadas e, por isso, poder renovar-se a cada ano. Estar conectado com o que há de mais atual no gênero humano é fabuloso. Compartilhar o que se sabe é humanizar-se na medida em que se humaniza o outro. Faz-se necessário, portanto, enaltecer a figura daquele que contribui, invariavelmente, para o aprimoramento de pessoas, nos âmbitos cognitivo, emocional e relacional. É preciso valorizar quem tem a nobre missão de formar a futura parcela economicamente ativa de um país que almeja ingressar no concerto das nações desenvolvidas. É imperioso reconhecer o professor como agente de transformação da sociedade que queremos ser um dia.

Postado por
Prof. Heber Odahyr




sábado, 15 de outubro de 2011

AGROECOLOGIA - UMA PRÁTICA AO NOSSO ALCANCE


Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. A proposta agroecológica defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente. Com uma abordagem consciente na dinâmica da natureza, a agroecologia permite a recuperação da fertilidade dos solos sem o uso de fertilizantes minerais, assim como o cultivo sem o uso de agrotóxicos. A agroecologia permite uma atividade economicamente viável mesmo que ecologicamente sustentável.

É possível produzir alimentos sem agrotóxicos? De que forma os defensivos afetam a nossa saúde e também recursos como a água e o solo? Como podemos integrar uma cadeia de produção e consumo de comida saudável?

Estas e muitas outras questões relacionadas à agroecologia serão discutidas na segunda semana de outubro, em Uberlândia, pela Angá – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro. O tema faz parte da terceira edição do projeto Pense Repense – Diálogos sobre Ambiente e Cultura, uma realização da entidade, que este ano já debateu a reforma do Código Florestal e a problemática da geração de energia em contraponto à sustentabilidade ambiental.

No dia 11/10/2011, encerrando a programação, duas oficinas serão realizadas, de manhã e à tarde, com duas turmas de 15 alunos cada. Os oficineiros Thiago Lopes e Lucas Miyahara, de Belo Horizonte, na sede do Paiol de Ideias, ONG parceira da Angá no projeto Pense Repense. As oficinas foram planejadas para atender ao público que quer contribuir para a coleta seletiva de resíduos, reduzindo o desperdício de recursos naturais, por meio da compostagem de cascas de verduras e frutas. Miyahara e Lopes vão ensinar a fazer a composteira usando embalagens de margarina que podem ser instaladas dentro de um apartamento.


No final do dia 11, véspera de feriado, a Angá e o Paiol de Ideias realizam a partir das 19h, a exibição do filme “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler. Após o filme a plateia poderá prolongar a noite ao som de uma boa música com a banda Malditos Sudakas, sob o luar majestoso do Cerrado.


Vídeo demonstrando a importância do plantio sem agrotóxicos para a nossa saúde e também a também a do ambiente.







Postado por
Profº. Heber Odahyr