ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

sábado, 15 de outubro de 2011

AGROECOLOGIA - UMA PRÁTICA AO NOSSO ALCANCE


Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. A proposta agroecológica defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente. Com uma abordagem consciente na dinâmica da natureza, a agroecologia permite a recuperação da fertilidade dos solos sem o uso de fertilizantes minerais, assim como o cultivo sem o uso de agrotóxicos. A agroecologia permite uma atividade economicamente viável mesmo que ecologicamente sustentável.

É possível produzir alimentos sem agrotóxicos? De que forma os defensivos afetam a nossa saúde e também recursos como a água e o solo? Como podemos integrar uma cadeia de produção e consumo de comida saudável?

Estas e muitas outras questões relacionadas à agroecologia serão discutidas na segunda semana de outubro, em Uberlândia, pela Angá – Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro. O tema faz parte da terceira edição do projeto Pense Repense – Diálogos sobre Ambiente e Cultura, uma realização da entidade, que este ano já debateu a reforma do Código Florestal e a problemática da geração de energia em contraponto à sustentabilidade ambiental.

No dia 11/10/2011, encerrando a programação, duas oficinas serão realizadas, de manhã e à tarde, com duas turmas de 15 alunos cada. Os oficineiros Thiago Lopes e Lucas Miyahara, de Belo Horizonte, na sede do Paiol de Ideias, ONG parceira da Angá no projeto Pense Repense. As oficinas foram planejadas para atender ao público que quer contribuir para a coleta seletiva de resíduos, reduzindo o desperdício de recursos naturais, por meio da compostagem de cascas de verduras e frutas. Miyahara e Lopes vão ensinar a fazer a composteira usando embalagens de margarina que podem ser instaladas dentro de um apartamento.


No final do dia 11, véspera de feriado, a Angá e o Paiol de Ideias realizam a partir das 19h, a exibição do filme “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler. Após o filme a plateia poderá prolongar a noite ao som de uma boa música com a banda Malditos Sudakas, sob o luar majestoso do Cerrado.


Vídeo demonstrando a importância do plantio sem agrotóxicos para a nossa saúde e também a também a do ambiente.







Postado por
Profº. Heber Odahyr  

Nenhum comentário:

Postar um comentário