ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

domingo, 4 de março de 2012

ARARAS SEDIARÁ PÓLO UNESCO-HIDROEX


Araras vai sediar Pólo do Unesco-HidroEX


Diretora de Capacitação do Unesco HidroEX, Sheila Paiva de Andrade, atriz Cleo Pires, publicitário João Vicente e integrantes do Projeto Araras durante reunião para discussão do curso de capacitação. 

Antes da inauguração, já está programado para os dias 23 e 24 de março, um Curso de Capacitação Internacional com a especialista italiana, doutora Luigia Bradimarque, especialista em Redução de Riscos de Inundação

A Fundação Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água (UNESCO-HIDROEX) realizará em Araras, distrito ecológico de Petrópolis (RJ), um evento internacional de capacitação sobre Gestão de Riscos e Enchentes, que acontece nos dias 23 e 24 de março. Como palestrante, a UNESCO-HIDROEX estará levando a Araras, a pesquisadora italiana, doutora Luigia Bradimarque, especialista em Redução de Riscos de Inundação (ver box) e o Dr. Eber José de Andrade Pinto, engenheiro do quadro da Cia. de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM 

O evento será realizado em parceria com a ONG Projeto Araras e conta com a iniciativa e participação efetiva da embaixadora honorária da UNESCO-HIDROEX, a atriz Cléo Pires e do publicitário carioca, João Vicente de Castro. 

O curso de capacitação será destinado aos agentes de defesa civil, administradores públicos e líderes comunitários da região serrana do Rio e visa capacitá-los tecnicamente para que possam coordenar ações preventivas e operativas em caso de enchentes, desabamentos e outros desastres ambientais. 

Segundo a diretora de Capacitação do UNESCO-HIDROEX, Sheila Paiva de Andrade, esta será a primeira de inúmeras ações a serem desenvolvidas em Araras. Ainda no primeiro semestre de 2012, será inaugurado neste distrito ecológico de Petrópolis, mais um pólo da UNESCO-HIDROEX, que centralizará as orientações a serem desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro. A decisão foi comunicada pelo presidente da Fundação UNESCO-HIDROEX, prof. Octávio Elísio Alves de Brito e pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, dep. Narcio Rodrigues. 

Antes da realização do evento de inauguração do polo, técnicos do Projeto Araras e da UNESCO-HIDROEX vão desenvolver um trabalho de pesquisa de campo, cadastrando e conhecendo a realidade local da comunidade ararense. “São os próprios moradores das comunidades que, durante um workshop, definirão as demandas prioritárias, para que possamos desenvolver um projeto piloto naquela localidade”, afirmou a diretora de Capacitação, Sheila Paiva. 

As inscrições para o Curso de Capacitação em: “Eventos Naturais Extremos – Gestão de Riscos” podem ser feitas na sede do Projeto Araras, que fica localizada no Shopping Estação Araras, loja 3 ou pelos e-mails cursos@hidroex.mg.gov.br ou diretoria@projetoararas.org.br.

BOX

Sobre a conferencista

Dra. Luigia Brandimarte graduou-se em Engenharia Ambiental na Universidade de Bolonha – Itália em 2001, com a tese de mestrado sobre modelos da Propagação de Inundação. Fez seu doutorado em Engenharia Hidráulica na Politécnica de Milão – Itália em 2005, em colaboração com a Universidade de Virgínia-EUA, com a tese sobre abordagem probabilística para calcular a profundidade de erosões em torno dos cais de pontes em solos coesivos. Trabalhou como pesquisadora pós-doutora na Universidade de Bolonha até 2007. Foi consultora no escritório de reutilização e irrigação de solo do Rio Po em Modena – Itália e atuou como gestora de projetos em 2008 para a Associação de Hydroaid na Itália. Tem atuado como conferencista e coordenadora de diversos projetos de capacitação e programas de mestrado na República Dominicana, Haiti, América do Sul e no Cazaquistão. Em janeiro de 2009, integrou-se à equipe do UNESCO-IHE como conferencista e atualmente é a responsável pelo Curso de Estruturas de Rios dentro do núcleo de Engenharia Hidráulica e Gestão de Bacias Hidrográficas. Os principais interesses das pesquisas e treinamentos da Dra. Brandimarte, são as estruturas hidráulicas e a redução de riscos de inundação. 

Publicado por
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário