ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

domingo, 4 de março de 2012

PROJETO CIDADE DAS ÁGUAS SERÁ APRESENTADO À FRUTAL E REGIÃO


Projeto Cidade das Águas será apresentado à Frutal


Foto SECTES

O Governo de Minas, através do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, estará assinando nesta segunda-feira (5), ordem de serviço para a implantação do projeto urbanístico da Cidade das Águas

Frutal vai conhecer nesta segunda-feira (5), o projeto urbanístico da Cidade das Águas, que vai transformá-la no maior centro de capacitação e pesquisa em recursos hídricos da América Latina. O projeto foi desenvolvido pela equipe de um dos mais renomados arquitetos brasileiros Jaime Lerner. Para apresentá-lo, estará em Frutal, além da equipe técnica, o Governo de Minas, por meio do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Narcio Rodrigues, que na oportunidade, na Câmara de Vereadores, às 19h30, estará assinando ordem de serviço para a implantação do projeto urbanístico da Cidade das Águas

O projeto envolve a construção no complexo UNESCO-HIDROEX e UEMG de mais salas de aulas, laboratórios, estrutura para ensino à distância, biblioteca, alojamentos e restaurantes para alunos e pesquisadores, além de área para prática esportiva e de lazer integrando todo este complexo à cidade de Frutal, estimulando convivência e interatividade com a população. “A ideia é fazer com que a cidade crie intimidade com seus ambientes naturais e os transforme em espaços de encontro”, disse a arquiteta Gianna Rossanna De Rossi, ao explicar que a obra vai envolver toda a malha urbana. “O projeto é criar um parque que atravesse toda a cidade, com a recomposição e preservação de todas as matas ciliares, criando um corredor de biodiversidade”, explicou.

O parque também permitirá a mobilidade das pessoas da cidade, por meio de ciclovias. “Em nosso entendimento, a Cidade das Águas é o município de Frutal, em todo o seu âmbito. A proposta é de implementar um grande eixo ambiental que irá cortar toda a cidade e se integrar ao complexo”, comenta a arquiteta. 

Segundo o secretário Narcio Rodrigues, trata-se de um projeto que vai transformar a cidade de Frutal. “Nesta segunda-feira, Frutal vai conhecer a grandiosidade do que será a Cidade das Águas”

Com inauguração prevista para 2014, a Cidade das Águas é uma iniciativa apoiada pela Unesco e ancorada no Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água (UNESCO-HIDROEX). Os governos mineiro e federal já investiram R$ 50 milhões na elaboração de projetos, intercâmbios e na infraestrutura do Instituto UNESCO-HIDROEX e do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

A expectativa é de que a Cidade das Águas seja transformada em um centro da Unesco antes mesmo de sua conclusão, passando a ser propriedade da Organização das Nações Unidas (ONU) já que a Unesco planeja para os próximos anos a abertura de quatro novos campi em excelência de água no mundo, sendo contemplados a América Latina e o Caribe, outro para a África e um para a Ásia. 

Publicado por 
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário