ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

quinta-feira, 28 de março de 2013

IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE


IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente


Apresentação

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
Envolver estudantes, professores, juventude e comunidade no enfrentamento do desafio de construirmos juntos uma sociedade brasileira educada e educando ambientalmente para a sustentabilidade: esta é a tarefa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, representado pela Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA)e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC).

Memória da Conferência Infantojuvenil

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.
A primeira edição, em 2003, envolveu 15452 escolas e mobilizou 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios em todo o país; a II Conferência, em 2005/2006 atingiu 11.475 escolas e comunidades e 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. A III CNIJMA, em 2008/2009, aconteceu em 11.631 escolas, envolvendo mais de 3,7 milhões de participantes em 2.828 municípios, debatendo o tema das Mudanças Ambientais Globais e assumindo responsabilidades.
Os relatórios finais das Conferências encontram-se na biblioteca.


Regulamento
http://conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/regulamento_conferencia.pdf

Publicado por 
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário