ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

terça-feira, 22 de março de 2016

I SEMINÁRIO DE QUALIDADE AMBIENTAL


O I Seminário de Qualidade Ambiental realizado na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica, Auditório do Bloco 3Q, foi um sucesso e atingiu um público bastante diverso.

Tod@s participantes estão envolvidos direta ou indiretamente com a Agricultura Familiar. Tema este, que foi foco do debate proposto pelo Conferista que faz parte do quadro de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A conferência seria proferida pelo Engenheiro Agrônomo Onaur Ruano - Secretário da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entretanto por motivos da atual conjuntura política em que o Brasil se encontra, houve uma dificuldade do conferencista se deslocar até Uberlândia-MG. 

O Engenheiro Agrônomo Onaur Ruano (Secretário do MDA - Secretaria da Agricultura Familiar-SAF), comprometido com a necessidade de promovermos um trabalho cada vez mais acirrado no tocante à Agricultura Familiar, enviou para o Seminário de Qualidade Ambiental, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo José Ribeiro, que ocupa um cargo junto à Secretaria da Agricultura Familiar. Com isso, mantendo o objetivo de promover a política de desenvolvimento do Brasil rural, a democratização do acesso à terra, a gestão territorial da estrutura fundiária, a inclusão produtiva, a ampliação de renda da agricultura familiar e a paz no campo, contribuindo com a soberania alimentar, o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. 

Como resultado tivemos um amplo debate no tocante à implementação da produção orgânica, incentivos de fomento através do Banco do Brasil, estímulos participação de vários programas de produção agrícola que objetivam a qualidade alimentar e por consequência à melhoria da Qualidade Ambiental nos locais onde ocorrem as ações.

Houve um grande estímulo à Agroecologia e Produção de Orgânicos, buscando neste sentido uma quebra de paradigmas no tocante à produção de alimentos que possam ser comercializados através do PAA, PNAE e, viabilizados pela inclusão dos produtores da agricultura familiar no PRONAF. 

O caminho é árduo, porém não impossível. Temos que construir um ambiente saudável e capaz de gerar alimentos suficientes para que haja subsistência e principalmente, promoção de renda àqueles que são dependentes diretos da área rural produtiva. 

Nosso grupo começa então, dando este passo de ampliar as perspectivas de melhoria na Qualidade Ambiental através da produção literária de um trabalho focado no desenvolvimento agrário. 

O caminho é árduo, porém não impossível. Temos que construir um ambiente saudável e capaz de gerar alimentos suficientes para que haja subsistência e principalmente, promoção de renda àqueles que são dependentes diretos da área rural produtiva. As quais são denominadas de Socioeconômica e cultural, Resíduos Sólidos, Recursos Hídricos e Práticas e Saberes Agroecológicos. Ressaltando, que este livro é um produto gerado por profissionais de áreas diversificadas, o que determina uma ação multidisciplinar através da proposta objetivada no "Programa Qualidade Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, Agroecológicos e de Resíduos Sólidos: articulação dos saberes populares e científico nos contextos Urbano e Rural de Uberlândia e região – ProExt/MEC – 2015/2016".

Agradecemos de forma singela e respeitosa à Tod@s os participantes, que compartilharam conosco deste momento de deleite na apresentação de um trabalho conciso, profissional e amplo relacionado à promoção da Qualidade de Vida e estímulo à Agricultura Familiar.

Abaixo promovemos a difusão das apresentações ocorridas no I Seminário de Qualidade Ambiental - NEAM/CIEPS/PROEX/UFU.

LINK:

=====================================================
Alguns Programas gerenciados pelo MDA:
Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SAF

- Departamento Geração de Renda e Agregação de Valor (DGRAV)
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Programa Talentos do Brasil
Agroindústria
Plano da Sociobiodiversidade
Turismo Rural
Sistema Único de Inspeção Sanitária (SUASA)
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB)
Selo Combustível Social
Selo da Agricultura Familiar (Sipaf)
Mais Gestão

- Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER)
Assistência Técnica e Extensão Rural

- Departamento de Financiamento e Proteção da Produção (DFPP)
Programa Garantia-Safra
Seguro da Agricultura Familiar (SEAF)
Programa Mais Alimentos
Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF)
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)
http://www.mda.gov.br/sitemda/pagina/programas#sthash.EFkEYEUv.dpuf




Postado por
Prof. Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário