ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

FILME - A LEI DAS ÁGUAS

Este post tem a finalidade de promover a difusão de informação, bem como o debate a respeito da modificação do Código Florestal, que é uma lei voltada à temática de recursos hídricos de forma direta e indireta.

No ano de 2015, o diretor de cinema André D’elia, realizou um documentário intitulado “A Lei da Água”.

O filme traz uma visão crítica sobre a aprovação da Lei Nº 12.651/2012, também conhecida como o “Novo Código Florestal”.

A ideia do filme é demonstrar, com entrevistas e dados técnicos, como que a Lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.

Assim, o diretor André D’elia, conversou com vários pesquisadores, políticos, ambientalistas, pessoas que vivem no meio rural, para poder ter uma compreensão sobre o tema, buscando ouvir os vários lados envolvidos.

E a ÓTIMA notícia é que, recentemente, o diretor do filme disponibilizou gratuitamente o documentário A Lei da Água  no youtube!
(https://youtu.be/jgq_SXU1qzc)
(https://www.youtube.com/watch?v=jgq_SXU1qzc)

Agora, algumas inofrmações a respeito do filme.

"A Lei das Águas - Filme Completo"
Tempo de duração: 01h 18' 26"
Diretor: André D'elia
Modalidade: Documentário

“A Lei da Água (Novo Código Florestal)” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.

ABSTRACT
"The Water Law" explains the changes introduced by the new Forest Code and the controversy over its design and implementation. The documentary shows how the law directly impacts the forest and thus the water, air, soil fertility, food production and the life of every citizen. Produced over 16 months, the work is based on a research and interviews with 37 environmental, scientists and farmers. The documentary also portrays individual cases of environmental degradation and sustainable agricultural techniques that can reconcile the interests of conservation and production of society.


Complementamos ainda esse assunto, indicando uma excelente leitura e estudo, do periódico científico de 2016, Natureza & Conservação. Periódico este, que representa um dos mais importantes instrumentos científicos que temos aqui no Brasil. Dedicou uma edição para publicar artigos sobre o novo código florestal.

Para acessar essa edição, CLIQUE AQUI.

A Bocaina teve o privilégio de entrevistar o diretor André D’elia durante um evento que aconteceu em Belo Horizonte. Se você ainda não conferiu essa nossa conversa, aqui vai o link da entrevista


para você poder assistir essa e muitas outras que foram gravadas durante o Ato Público em Defesa das Águas, evento organizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, em 2015.

Publicado por
Prof. Heber Odahyr




Nenhum comentário:

Postar um comentário