ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

segunda-feira, 30 de março de 2009

Como gerenciar suas sacolas de plástico

ÉPOCA, 25/03/2009

Ontem à noite passei no supermercado só para comprar pão e chocolate. Como era pouca coisa, não peguei carrinho nem cestinha: botei tudo na minha sacola de lona. Ao chegar à fila do caixa, com minha sacola pendurada no ombro, a atendente me perguntou se eu estava ali para fazer a recarga no celular. Afinal, ela não viu compra nenhuma na minha mão. Será que furar o esquema carrinho-sacolinha ainda é muito estranho?

Só pego as sacolinhas do supermercado quando o estoque lá de casa está baixo. Meu puxa-saco é uma casinha de madeira pintada, parafusada na parede. Se fica cheia demais, o telhado dela (a tampa) cai no chão - algumas telhas e o gato feitos de bisquit já quebraram por causa disso. Então parei de acumular sacolinhas. Só mantenho a casinha provida de sacolinhas suficientes.

Mas, veja, eu moro sozinha num apartamento. Produzo pouco lixo. E só uso as sacolinhas para o lixo orgânico e o de banheiro. O reciclável eu vou pondo, limpo, numa lixeira grande na cozinha. Quando ela está cheia, despejo tudo na lixeira de recicláveis do meu andar. A questão é se os moradores de casas com árvores frutíferas e cachorros também podem reduzir seu uso de sacolinhas de plástico. A casa da minha família no interior de São Paulo já foi uma grande produtora de lixo orgânico. O quintal se enchia de folhas, fezes caninas e pelos dos animais diariamente. O lixo era tanto que as sacolinhas que minha mãe pegava nas compras não bastavam. Então ela “importava” um punhado de uma tia minha que mora na capital e tem mania de acumular coisas - inclusive sacolinhas de supermercado.

Uma pesquisa do IBOPE realizada no ano passado mostrou que 98% das pessoas reaproveita suas sacolinhas de supermercado, e não só para descartar o lixo. Há uma lista de funções para elas, como embalar a roupa suja dentro da mala ou proteger os sapatos na moto num dia de chuva. Eu não conheço ninguém que chegue em casa com as compras e jogue as sacolinhas direto no lixo. Por isso não sou contra usar as sacolinhas de plástico que o supermercado dá de graça. Basta usá-las com parcimônia.

(Francine Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário