ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS


Documentário sobre produtos biodegradáveis feito para um trabalho de colégio, ao estilo "Ilha das Flores"...

Texto da narração:

Já se sabe que o planeta está ficando mais quente. Geleiras estão se derretendo, o nível do mar está aumentando, e todo tipo de catástrofe prejudica espécies como o urso polar ou o ser humano. O ser humano é o ser vivo mais perigoso e devastador que já caminhou na face da terra. E apesar de seu cérebro superdesenvolvido, parece não notar que está se matando.
O ser humano produz lixo. O lixo em decomposição libera gás metano na atmosfera, o que o auxilia a se auto-cozinhar. Mas para aqueles poucos que notaram que vão desaparecer junto com o planeta, existem soluções: a reciclagem e os produtos biodegradáveis.
Produtos biodegradáveis são produtos que são decompostos em moléculas menores que são por sua vez digeridas por micróbios. O lixo biodegradável é, então, decomposto muito mais rapidamente e causa danos muito menores ao meio ambiente do que lixo comum. Além disso, o lixo biodegradável pode ser reutilizado como fonte de energia. Uma fábrica que fabrique embalagens de plástico a partir da cana-de-açúcar pode usar as próprias embalagens de plástico descartadas e decompostas como alimento para a cana-de-açúcar, diminuindo o custo e o impacto no meio-ambiente.
Mas as coisas não são tão felizes e fáceis assim. Se não forem utilizados corretamente, os produtos biodegradáveis podem prejudicar ainda mais o ambiente. As pessoas vão pensar que já que o lixo é biodegradável, podem atirá-lo onde quiserem à vontade, e ele será engolido pela terra. Isso pode causar um acúmulo de lixo maior, causando uma maior emissão de gás metano, mais aquecimento, mais catástrofes, mais enchentes e menos seres humanos.
             O único modo que o homem tem de salvar a si mesmo é aproveitar seu telencéfalo superdesenvolvido para notar que enquanto ele ataca a Terra, a Terra revida. Ou paramos de atacá-la... Ou acabamos com nossa espécie e construímos um novo mundo, erradicado da pior das pragas: o ser humano.







Postado por 
Prof. Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário