ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

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sábado, 27 de abril de 2013

CONSCIENTIZAÇÃO OU SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A BIODIVERSIDADE


Cresce a conscientização sobre a biodiversidade

Marcelo Tavela 
Jornalista do PNUMA 

Setenta e cinco por cento dos consumidores do mundo estão conscientes sobre a biodiversidade, enquanto 48% deram uma definição correta do termo. Essas são algumas das conclusões do Barômetro da Biodiversidade 2013, lançado em Paris pela União pelo Biocomércio Ético (UEBT) na última sexta-feira. Consumidores do Brasil, China e França demonstram um interesse particular sobre biodiversidade, aponta o estudo.
No Brasil, 96% dos entrevistados já tinham ouvido falar de biodiversidade, o maior índice entre os países pesquisados; 51% deram a definição correta; e 25%, uma definição parcial. Os brasileiros disseram que aprendem sobre a biodiversidade em documentários, na escola e pela publicidade.
“O Barômetro da Biodiversidade é uma importante fonte de dados sobre as tendências globais de informação sobre a biodiversidade. Os resultados não só mostram uma crescente conscientização mas também que o respeito à biodiversidade gera grandes oportunidades de negócios”, afirmou Bráulio Ferreira de Souza Dias, Secretário Executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CBD). 

Um recorte especial na China mostra resultados interessantes: com um índice alto de conscientização (94%), os consumidores chineses também mostraram grande conhecimento específico sobre o tema, com 64% definindo corretamente o que biodiversidade significa. “Os resultados não são surpresa. Nos últimos anos, o governo e as organizações de sociedade civil na China realizaram diversas ações para informar sobre questões ligadas à biodiversidade”, relata Zhang Wenguo, Ministro da Proteção Ambiental da China. 

Negócios ambientais 
“Atualmente 32 das cem empresas líderes mundiais no setor de beleza incluem a biodiversidade nas suas ferramentas de comunicações corporativa como sites e relatórios de sustentabilidade. O índice é consideravelmente maior do que era em 2009, mas ainda bem abaixo do que encontramos entre as cem maiores companhias do ramo de alimentação”, afirma Rik Kutscg Lojenga, Diretor Executivo da UEBT. Este ano, 87% dos consumidores responderam que gostariam de ser melhor informados sobre como empresas selecionam seus ingredientes naturais. Uma boa parte disse que boicotaria marcas que não respeitam o meio ambiente ou não promovem práticas éticas nos seus processos de produção.
Para as empresas interessadas em se dirigir ao consumidor sobre biodiversidade, o Barômetro oferece algumas informações úteis. Os jovens são os mais inteirados sobre biodiversidade (80% estão familiarizados), assim como as pessoas de maior renda e maior escolaridade. A mídia tradicional segue como principal fonte de informações: 51% dos respondentes afirmaram que aprenderam sobre biodiversidade com a televisão; e 33% nos jornais e revistas..

Sobre o Barômetro da Biodiversidade UEBT 
O Barômetro da Biodiversidade UEBT gera informações sobre a conscientização acerca da biodiversidade e como a indústria da beleza apresenta o tema. A ferramenta também ilustra o progresso em atingir as metas do Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, e seus resultados farão parte do próximo Panorama da Biodiversidade Global. Desde a primeira edição, em 2009, já foram entrevistados 31 mil consumidores em 11 países (Alemanha, Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Peru, Suíça e Reino Unido). Em 2013, a pesquisa foi conduzida com 6 mil pessoas de seis países – Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França e Reino Unido. 

A União pelo Biocomércio Ético 
A União pelo Biocomércio Ético é uma associação sem fins lucrativos que promove a compra ética de insumos provenientes da biodiversidade. Seus membros, entre eles diversas empresas do setor de cosméticos, se comprometeram em adotar gradualmente práticas de compra que conservem a biodiversidade, respeite o conhecimento tradicional e garanta uma divisão igualitária de benefícios ao longo da cadeia de fornecedores. 
Para mais informações, visite www.ethicalbiotrade.org

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) 
Aberta para assinaturas na RIO-92 e em vigor desde Dezembro de 1993, a Convenção sobre Diversidade Biológica é um tratado internacional para a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de componentes da biodiversidade e a divisão igualitária de benefícios do uso dos seus recursos genéticos. Com 193 adesões, a CBD está próxima da participação universal. 
Para mais informações, acesse www.cbd.int.


Publicado por
Prof. Heber Odahyr

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