ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

sábado, 27 de abril de 2013

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Ao longo dos últimos anos, o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais tem voltado as suas ações para ajudar as entidades e empresas, públicas e privadas, no ajustamento dos seus processos produtivos em patamares mais elevados de qualidade ambiental, como consequência das melhorias introduzidas pela adoção de tecnologias e práticas mais limpas.

O FIRS-Forum Internacional de Resíduos Sólidos nasce para consolidar essa vocação na luta por uma sociedade cujas ações sejam ambientalmente corretas, em condições seguras e justas para os seus públicos de interesse, sem deixar de considerar seus necessários ganhos econômicos.

A inabilidade para uma ampla compreensão dos problemas de geração e caracterização de resíduos resultou na transformação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos em um dos mais prementes problemas da degradação ambiental urbana.

A responsabilidade da atividade pública e privada com relação ao meio ambiente vincula-se fortemente à ideia de que, para uma organização ser sustentável, além de zelar por sua viabilidade econômico-financeira, deve minimizar seus impactos ambientais negativos e agir em conformidade com as justas expectativas da sociedade.

Essa responsabilidade deve ser compreendida como uma vantagem competitiva. O desconhecimento disso gera para o gestor público e privado um custo expressivo, do qual ele nem sempre está consciente.

Nesse contexto, a quarta edição do Forum Internacional de Resíduos Sólidos faz-se imprescindível para atender a uma demanda do mercado, dos geradores de resíduos, da indústria, dos núcleos de produção mais limpa e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais.

Objetivos
O 4º Forum Internacional de Resíduos Sólidos objetiva dar continuidade às discussões sobre o tema resíduos sólidos iniciadas nas edições anteriores e que precisam de esforço maior para se chegar a uma solução, difundir e aprofundar conhecimentos relacionados com o tema que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

Objetivo Geral:
Contribuir para um melhor gerenciamento integrado de resíduos sólidos no setor privado, municípios e prestadores de serviços de limpeza pública, visto como aspecto-chave das questões de meio ambiente e saúde pública.

Objetivos Específicos:
  1. Promover a publicação de trabalhos científicos, fundamental para a inovação na busca de soluções para as questões socioambientais;
  2. Discutir formas de aproveitamento e destinação dos resíduos sólidos gerados pelas instituições privadas e pelos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos;
  3. Difundir e incentivar a adoção de tecnologias ambientalmente adequadas;
  4. Divulgar experiências e tecnologias desenvolvidas no Brasil e em outros países para a recuperação de energia e materiais.
  5. Estimular atitudes e procedimentos que reduzam a destinação inadequada de resíduos sólidos;
  6. Estimular a adoção de soluções compartilhadas para a gestão integrada de resíduos sólidos;
  7. Demonstrar a viabilidade de montagem de estandes com materiais reciclados, através de uma mostra de empresas de reciclagem e tratamento de resíduos;
  8. Promover um espaço onde as diversas partes interessadas da cadeia de gerenciamento de resíduos sólidos possam fomentar seus projetos e estabelecer novos negócios;

PROGRAMAÇÃO

Formato e Temas
O modelo que se mantém desde a sua primeira edição é sob a forma de painéis, entremeados de intervalo - "café e prosa" - tendo, ao final, espaço reservado a questionamentos por parte do público aos palestrantes; apresentações de trabalhos científicos, na forma oral e de pôsteres; exposição de casos e debates. Todas essas atividades, por diferentes aspectos, abordam um tema em comum que são os resíduos sólidos e a questão ambiental.

Os palestrantes e convidados do evento constituem-se em selecionado grupo de autoridades acadêmicas e científicas, nas suas respectivas áreas, além de empresários e representantes de empresas com destacada atividade na área dos resíduos sólidos.

Os temas que serão tratados no 4º Forum Internacional de resíduos Sólidos seguem descritos abaixo:
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos – a responsabilidade do gestor público no atendimento a Lei 12.305/10 e suas implicações legais; o custo das irregularidades na gestão ambiental do setor público; ações do MP para garantir a aplicação da Lei 12.305/10
  • Recursos financeiros para infraestrutura e negócios de reciclagem – quais aa fontes disponíveis e para quem
  • Comunicação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – Educação Ambiental como tema transversal da PNRS e Comunicação para a gestão de resíduos
  • Cenário atual da Limpeza Pública no Brasil – investimentos, qualidade dos serviços e tarifas; tendências
  • Logística Reversa – a responsabilidade compartilhada: consumidor/distribuidor/lojista/produtor/importador; desafios e oportunidades da geração de negócios estimulados pelos acordos setoriais
  • Tecnologias para tratamento de resíduos e recuperação de materiais
  • Resíduos de Biomassa Agrícola
  • Ferramentas para medir a sustentabilidade
  • Mobilização social, educação e capacitação – capacitação de mão de obra para o mercado de reciclagem
  • Experiência internacional – resíduos eletroeletrônicos: como recuperar nossas riquesas minerais (Japão e Espanha)
Mais informações acesse o link: 

Publicado por
Prof. Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário