ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CERRADO É O BIOMA MAIS DEVASTADO


Cerrado é o bioma mais devastado

Autor(es): » PAULA FILIZOLA
Correio Braziliense - 10/02/2012

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou ontem dados sobre o desmatamento em diferentes biomas brasileiros. De acordo com o programa de monitoramento da pasta, realizado entre 2008 e 2009, o cerrado ainda é a vegetação mais afetada, com 7.637km2 destruídos, o que representa 0,37% da área total do bioma. O governo também apresentou dados da pesquisa sobre pantanal, mata atlântica e pampa. Os três tiveram redução nas taxas de desmatamento. "Estamos conseguindo reduzir em um ritmo muito maior do que nos anos anteriores. É preciso monitorar para formular melhores políticas públicas", afirmou a ministra.

O bioma com o menor índice de desmatamento foi a mata atlântica, que de 2008 a 2009 teve 248km2 derrubados, representando 0,02% do total da vegetação. Atualmente, o estudo mostra que há 22,23% de áreas nativas remanescentes no Brasil. Dos estados brasileiros com mata atlântica, Minas Gerais e Bahia tiveram as maiores taxas de devastação.

No sul do Brasil, a vegetação característica é o pampa. O estudo do ministério mostra que esse bioma é o terceiro mais afetado no país, com uma área desmatada de 331km2. O monitoramento feito por satélite mostra que ainda há 35,89% de vegetação remanescente. Segundo a ministra do Meio Ambiente, uma das possibilidades para explicar o uso da área é a pecuária extensiva na região, além da cultura de arroz e a instalação de indústrias de celulose.

Apesar de ter havido um decréscimo na devastação no pantanal, que é a penúltima na lista dos biomas afetados, a região ainda preocupa. Com 83,07% de área nativa remanescente, o ministério afirmou que não se sabe as reais causas do problema nessa região. "A ação está saindo das bordas e indo para o interior. Isso pode significar ocupação de território ou até a adoção de novas formas de atividade econômica", relatou.

Izabella Teixeira enfatizou também que parte desse desmatamento é autorizada. "No cerrado, por exemplo, existe uma reserva legal de 20%, como em outros estados. O que precisamos é verificar quanto é legal e quanto é ilegal", ponderou.
 
Pulicado por
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário