ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO MAMÍFEROS DO CERRADO



               O Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC) é um grupo de pesquisa criado em 2009 com o objetivo de unir esforços de biólogos e veterinários que levantam informações e estudam aspectos ecológicos e de conservação, da fauna de mamíferos silvestres que ocorrem no Bioma Cerrado. O PCMC desenvolve projetos de pesquisa nas regiões do Triângulo Mineiro e sudeste de Goiás, duas áreas limítrofes já bastante alteradas pela exploração agropecuária, que abrigam ainda fauna e flora rica, mas sob altos riscos de ameaças. O PCMC atualmente direciona seus esforços na conservação de canídeos como a raposa-do-campo, o lobo-guará e o cachorro-do-mato, e também felinos como a onça-parda, a jaguatirica e o gato-mourisco, estudando não somente seus hábitos e comportamentos, mas também suas relações com a paisagem e os conflitos gerados pela convivência com os seres humanos. Realiza ainda levantamentos sistematizados sobre a fauna das regiões de estudo e monitora os atropelamentos destas espécies em rodovias e ferrovias regionais.



               O Projeto Onça Parda do Triângulo Mineiro é um dos projetos da linha de frente do PCMC e têm como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre as espécies de felinos silvestres que ocorrem na região do Triângulo Mineiro, mais especificamente entre os municípios de Araguari e Uberlândia, promovendo a sua conservação. Entre as ações desenvolvidas destacam-se os estudos de estimativa de abundância, hábitos alimentares, área de vida e uso da paisagem, genética, perfil sanitário, principais ameaças à sobrevivência e status de conservação. Outra missão é levar informações às pessoas que convivem de perto com carnívoros silvestres, orientando-as em como evitar conflitos com estes animais e coexistir pacificamente com eles.

               O Projeto Onça Parda do Triângulo Mineiro iniciou suas atividades em janeiro de 2009 e desde então já capturou sete onças-pardas e vêm monitorando três delas (machos adultos) via coleiras rádio-transmissoras do tipo GPS. Estas coleiras armazenam informações sobre o deslocamento do animal (localização geográfica, data e hora) além do padrão de atividade, mortalidade e temperatura no local onde se encontra cada indivíduo. Com esses dados é possível aos biólogos inferirem sobre o tamanho da área necessária para a sobrevivência da espécie na região e também como a mesma usa o ambiente. A novidade é que estas três onças são as primeiras da espécie monitoradas com a tecnologia GPS no Brasil e por isso os resultados obtidos neste trabalho são tão importantes. A continuidade do projeto pode ser a garantia da conservação da onça-parda na região do Triângulo Mineiro.

Publicado por
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário