ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MUDANÇAS CLIMÁTICAS AFETAM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Enviado por Míriam Leitão - 09.02.2012 - 13h54m

NA CBN


A FAO, órgão das Nações Unidas para alimentos, publicou relatório dizendo que o preço da comida permanece alto. O índice que mede a inflação de alimentos subiu, mas está 20% abaixo do pico do ano passado. Há esperança de que este ano os preços não aumentem tanto quanto em 2011. 

As mudanças climáticas estão alterando a produção de alimentos em várias áreas. Quando acontece uma coisa aqui no Brasil ou na Austrália, outra grande área produtora, afeta o mundo inteiro. 

Sérgio Abranches disse mais cedo, na CBN, que há oito anos consecutivos eventos climáticos extremos afetam produções importantes em áreas produtoras cruciais. A Austrália tem sempre uma grande seca ou enchente. No Brasil, a seca do Sul afetou nossa produção de soja, depois de ter prejudicado a da Argrentina também. Essas anormalidades estão ficando normais. 

O mundo tem de se preparar para o fato de que eventos extremos - grandes secas, enchentes - acontecerão mais, também no Brasil. E a nossa economia precisa desses alimentos para a população e para a balança comercial. Só não temos vermelho nas contas de comércio, porque o Brasil exporta alimentos. Aí, os produtores dizem: já que salvamos a lavoura, nos deixe mudar o código florestal, reduzir a área de proteção, flexibilizar as leis ambientais. Já os ambientalistas dizem que é preciso aumentar a proteção, porque as mudanças climáticas tornam essas áreas mais vulneráveis. Então, quanto mais proteção houver, mais garantia há de que o Brasil continuará sendo um grande produtor agrícola.

Esse tema tem de ser discutido cada vez mais. Para que a gente tire maior proveito da nossa capacidade de produção agrícola em tempos de mudanças climáticas, que vieram para ficar. 


Publicado por 
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário