ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MYCITY+20: COMO OS JOVENS PODEM DESEMPENHAR UM PAPEL NA RIO+20


MyCity+20: Como os jovens podem desempenhar um papel na Rio+20

Os jovens na Sciences Po, em Paris, criaram uma maneira interessante de responder a pergunta “como você pode mobilizar a juventude a agir na Rio+20? Como se poder empoderar a juventude para lidar com os problemas do desenvolvimento sustentável?”

Utilizando a experiência adquirida durante uma simulação de negociações sobre mudanças climáticas de Copenhague organizada pela Sciences Po em 2011, chegaram à conclusão que deixar os jovens provarem um pouco das negociações da ONU era o melhor jeito de atrair seu interesse. Nesse contexto, decidiram organizar uma simulação em Paris da conferência que será realizada no Rio de Janeiro em junho deste ano, que eles chamaram de “Paris+20”.

Seu projeto tem o objetivo de mobilizar os jovens, educando-os sobre a urgência de se resolver as questões sobre o desenvolvimento sustentável e encorajando-os a se envolverem no processo de negociação, mesmo que seja à distância. Na simulação que realizarão, eles irão testar novos métodos de negociação e chegarão a algumas conclusões potenciais. Através desse experimento, eles esperam elaborar ideias inovadoras que podem reestruturar os processos da ONU e restaurar a fé neles. A UNESCO, sua parceira no projeto, atuará com eles para desenvolver uma hipótese para sua conferência. Entretanto, é importante notar que, independente dos resultados dessa simulação, empoderar a juventude para a ação é seu principal objetivo, de modo que os jovens estejam prontos a assumir um papel ativo nas negociações internacionais e para moldar nossos próprios futuros.

Através do suporte ativo da UNESCO, eles levaram adiante a disseminação da ideia em nível mundial, indo além de Paris e da França e olhando para outras cidades do planeta. Sua esperança é encorajar essas cidades a realizarem suas próprias simulações da Rio+20.

Até agora, a resposta de muitas organizações jovens e universidades em todo o mundo tem sido bem entusiástica. Eles possuem atualmente representantes na Ásia (Colombo+20), na Europa (Roma+20 e Amsterdã+20) e na América Central (Cidade do México+20) dispostos a organizar suas próprias simulações da Rio+20. Chegou a hora da juventude participar ativamente nas negociações. Este movimento espera traduzir ideias em ações e encorajar todos a se engajarem no processo!

A Paris+20 dará apoio às cidades interessadas; dando-lhes ideias sobre como iniciar suas próprias simulações; pessoas em potencial que podem ser contatadas e uma flexibilidade completa total na organização de seus próprios eventos. Quaisquer cidades interessadas podem nos contatar no e-mail mycityplus20@gmail.com se quiserem mais detalhes.

Sem dúvida alguma, a Rio+20 será um marco na história das negociações internacionais, e representa uma oportunidade que deve ser aproveitada para criar mudanças concretas e para dar início às políticas já existentes.
Publicado por
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário