ATIVIDADES DO EIXO 3 - MEIO AMBIENTE E SAÚDE

COMPARTILHAR

 

----

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - UNESCO/HIDROEX - FRUTAL - MG

Curso do UNESCO-HidroEX em parceria com o UNESCO-IHE supera expectativas.

Foto Mônica Alves

(http://www.hidroex.mg.gov.br/uploads/DSC00857.jpg)

     Superou a expectativa dos participantes o Curso de Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Água realizado pelo Unesco-HidroEX, no período de 6 a 10 de fevereiro. Para ministrar as palestras, o Unesco-HidroEX trouxe a Frutal professores do UNESCO-IHE de Delft, na Holanda. Os conhecimentos transmitidos pelos doutores Peter Kelderman e Fred Kruis foram muito elogiados pelos participantes. “Foi surpreendente e nos acrescentou muito”, disse o professor Joaquim Dalques Ramos, que desenvolve o Programa de Formação Continuada com Docentes do Ensino Básico, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para ele, as palestras foram significativas para o enriquecimento do programa. Além de Dalques, também vieram da UFU para participar do curso os professores Luís de Lima e Heber Odahyr de Oliveira Mello. Este também citou a importância da utilização dos Protocolos de Avaliação Ambiental que foram trabalhados nas atividades propostas pelos coordenadores e palestrantes, o que engrandece e qualifica ainda mais os conhecimentos profissionais dos participantes do curso. 

     Doutoranda pela Unesp de Jaboticabal (SP) em “Ciência do Solo”, Michele Cláudia da Silva disse que aprendeu inúmeras coisas novas que vão ajudá-la na defesa de sua tese, principalmente o que foi discutido sobre os procedimentos antes da ida ao campo. De acordo com ela, foi também muito abrangente o Protocolo de Avaliação Ambiental apresentado pelos holandeses. “Vou acrescentá-lo à minha pesquisa”, disse ela. 

     Técnica do Laboratório da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus Frutal, a bióloga Vera Farias Giardi definiu as palestras como “extremamente enriquecedoras”. Segundo ela, o que aprendeu durante o curso será aplicado em seu trabalho. “Com certeza, vai agregar muitos valores à minha profissão”. 

     Uma visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) da Copasa (Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais) foi a última atividade do Curso de Monitoramento e Avaliação da Qualidade da Água. Durante a visita, os participantes conheceram o processo de tratamento da água e tomaram conhecimento dos projetos a serem desenvolvidos pela estatal relacionados à preservação ambiental, os quais foram apresentados pelo engenheiro Leonel Sivieri Varanda.

Foto Heber Odahyr


Foto Heber Odahyr
(HidroEX - Curso Módulo II)

Publicado por
Heber Odahyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário